quarta-feira, junho 11, 2008

Tocando em casa




“Nos falaram que tocaríamos para loucos. Mas vocês são absolutamente normais para nós”. Foi com esta manifestação de sinceridade que o vocalista Lux Interior saudou o público presente no show de 1978 que gerou o vídeo “The Cramps: Live At Napa State Mental Hospital”, lançado originalmente em VHS nos anos 80, e que ganhou uma reedição em DVD há alguns anos atrás. Sim, trata-se de um show de uma banda historicamente demente, para uma platéia de doidos legítimos e clinicamente internados! Que o The Cramps nunca tenha batido bem das idéias, isto todo mundo que acompanha a carreira da banda do casal Poison Ivy (guitarra) e Lux Interior já sabia. Porém, quando li há uns 16 anos atrás numa reportagem sobre a existência deste vídeo, bateu uma curiosidade de ter isso em casa. Graças à nossa querida internet, este atestado de insanidade mental encontra-se ao alcance de todos através de um simples download!



O vídeo é tosquíssimo! Filmado em preto-e-branco, com não mais que duas câmeras e com o áudio captado da forma mais primitiva, “Live At Napa State Mental Hospital” é, talvez, um dos registros mais honestos de uma banda de rock and roll em todos os tempos. Aqui não há frescura: o baterista Nick Knox toca com o bumbo furado (vide foto no início do post) o tempo inteiro. Os internos do hospital psiquiátrico passeiam pelo palco, dançam cada um no seu mundo, agarram e tentam bater (!) no vocalista Lux Interior. Nos cantos do palco, a esposa de Lux, Poison Ivy, e o outro guitarrista, Brian Gregory - eles ficaram sem baixista até 1986 - disparam riffs seminais de seu alucinado psychobilly na mais absoluta indiferença, mascando chiclete e acendendo um cigarro de vez em quando. A propósito, o vídeo é um raro registro do que considera-se a formação clássica do Cramps. Inclusive, Gregory ficou famoso por ser o único membro da banda que lidava realmente com magia negra, e que havia simplesmente sumido da face da terra sem deixar rastro, em meio a uma turnê do grupo.

Como dá para perceber ao longo do show, é gente bizarra tocando para indivíduos devidamente diagnosticados como loucos! Porém, mesmo com todo o jogo cênico do quarteto (objeto de desejo de toda banda indie metida a agitar no palco, diga-se), percebe-se que a loucura dos Cramps fica, até certo ponto, intimidada diante de tantos seres humanos de mente verdadeiramente seqüelada reunidos num só local. Em certo momento, Lux Interior puxa ao palco um senhor negro que dançava à sua frente. Porém, o que aquele interno do hospício queria mesmo era ficar no seu canto, e por isso volta rapidinho ao seu local de origem. Os doentes mentais do Napa State Mental Hospital estavam curtindo, mas preferiam que ninguém lhes guiasse para nada, aproveitando um raro momento de liberdade. Se for baixar este troço, saiba que isso aqui é coisa de louco mesmo!

Baixe aqui o vídeo pelo Torrent

14 comentários:

Anônimo disse...

kalunga

vc é um louco!!!!!!!!!!!!

Chantinon disse...

Hahahah! Já vi que encontrei mais um visitante do Boizeblog!
Cara, tenho que baixar isso...

Me lembrou um dialogo do filme "Team America"

_Eu já vi tudo nesse mundo!
_Amigo, você não viu tudo nesse mundo! Você já viu um homem comer a própria cabeça?

Kalunga disse...

e o louco sou eu???

baixem por conta e risco...

Kalunga disse...

"boizeblog"?

vc tá me tirando?

Chantinon disse...

"vc tá me tirando?"

É um termo? gíria?

Boizeblog é um blog especializado em filmes com esse conceito Cramps :)
E eu sou frequentador :)
Mas esse showzinho ai tá bizarro demais até para mim :)

Kalunga disse...

bom Chantinon, acredito que está havendo um erro de comunicaçao entre nós.

E, de fato, eu não sei o que seria um "boizeblog" e acredito que meu blogg não se encaixaria neste conceito aí descrito, pois escrevo sobre o que gosto, e isso não implica necessariamente que meu blogg seja de "filmes bizarros" e música idem - como parce ser um "boizeblog".

Como eu não entendi sobre o que exatamente você estava falando, parecia que você estava "tirando uma onda com a minha cara".

Se não foi nada disso que aconteceu, que se foda tudo e continue se divertindo neste espaço, pois esta é a minha única intenção com este blogg.

abraço.

Anônimo disse...

opa kalunga!

fui eu que comentei lá em cima no primeiro comentário!

você é maluco mesmo, huahuahua!!! e o video do cramps é muito louco! mas realmente eh tosco, heon?

bela dica!

abração!!1

edigio

Chantinon disse...

Hehehe!
Deixa disso cara!
Jamais comparo pessoas/coisas/situações no intuito de julgar alguma coisa... Sou um anarco-capitalista-humanista :)

Seu blog é muito legal, e tá longe de ser comparado com esses blogs que se acham engraçados... mas não pude deixar de comentar que esse seu ultimo post foi totalmente Joselito :)

Acho que vc respondeu esse comentário em algum momento de stress... Pega uns trocados, procura uma proficional do Secçu e relaxa.

Ah.. como cê tem um gosto musical legal.. manda ai teu last.fm

http://www.lastfm.com.br/user/chantinon

abraços!

Kalunga disse...

Sem stress Chantinon!!!

acaba que eu até gosto de fazer uns posts "joselitos" mesmo esta intenção. E, sim, ainda bem que vc sacou qual é a onda do meu blogg, pois tem muitos aí que QUEREM ser bizarros, mas o meu é bizarro de vez em quando... e o Cramps é MUITO bizarro!!!

sobre o Last FM, ainda não encontrei tempo p/ fazer minha rádio lá, mas assim que fizer eu mando o link

abraços e seja bem vindo!

doggma disse...

Kalungaaaaa!!!

Carajo! Esse vídeo é lendário! Passei minha adolescência inteira atrás dessa porra de VHS! Nem lembrava mais, vou baixar já.

The Cramps tocando "em casa"? Já é.

doggma disse...

Aê, "Cold feelings in the night"! :)

Aproveitando a Crampeada do post, dá uma sacada nesta banda:

Horropops - 2008 - Kiss Kiss Kill Kill
http://rapidshare.com/files/76842778/HKKKK.rar.html
Senha: psychohorror.nnm.ru

A fórmula: The Cramps + vocais à Siouxsie Sioux. A paradinha desce tranqüila...

Kalunga disse...

Caraca Doggma, muito legal este Horropops! Tem um clima psicho, mas também é rock and roll pra caralho. A faixa-título lembra mesmo a Siouxie, mas o resto tá mais pra um B-52's com rockabilly e uns mariachis, né não? hehehehe

valeu pelo som!

Estou preparando um mega-post de sons e, dentro do possível, vou postar os links p/ baixar.

abração!

Chantinon disse...

Eu nem sabia que isso tava na praça:

http://www.youtube.com/watch?v=2T4BsnXmJaI&

Hehehe! Parece que esse pessoal tá tomando formol... Ninguém mais fica velho.

Kalunga disse...

Sonic Youth!!!

porra, essa música do video é bacana, Chantinon! Eles lançaram uns discos nos últimos anos bem legais!

Mas a mina guitarrista sempre me pareceu meio trontona/beirando os quarenta, mesmo quando tinha 20, hehehehe...

abração!