segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Papito’s Punk Rock


Fotos by Kalunga

Supla é uma figura. Isto pode ser dito em tom de ironia ou de elogio mesmo. Ele passou boa parte de sua carreira levando ferro de todos os lados. Billy Idol cover, punk de butique, filhinho do papai/da mamãe...até mesmo na Casa dos Artistas o rebento de cabelos descoloridos do clã Suplicy já se expôs e, dizem, lá mostrou-se gente fina. Pois o tempo passou e agora Supla é cult, quem diria! Fenômeno semelhante ocorre com alguns nomes musicais vindos da década de 80, antes considerados bregas ou de mau gosto, agora elevados a bons compositores de belas pérolas pop ou qualquer clichê jornalístico que o valha. O fato é que o tal rebelde sem causa oxigenado mostrou no palco do que é capaz: excelente presença cênica e, acreditem, um punk rock de primeira qualidade.

Num Planeta Ibiza (ou boate Zoom, como era no meu tempo) consideravelmente cheio – algo entre 500 e 600 pessoas, o Papito botou pra quebrar na noite chuvosa de sábado, 19 de fevereiro, e deu uma aula de punk rock para um público esmagadoramente emocore (o famoso hardcore emotivo/chorão a lá CPM22) e jovem o suficiente para nem ter nascido quando o filho mais famoso dos Suplicy fez mais sucesso. O fato é que a figura de Supla atualmente transcende o meio musical, e a sua simples presença no palco já chamaria a atenção de qualquer maneira. A molecada de cabelos coloridos e piercings na cara pulou, cantou (!) e reverenciou o cara como que se estivesse diante de um ídolo em comum.

Supla misturou músicas de sua carreira solo, de sua antiga banda Tokyo, de seu projeto norte-americano Psycho 69, e também lançou mão de covers presentes em seu álbum mais recente. Sinceramente, ouvir “Imagine” (Jonh Lennon) e “Rock and Roll” (Led Zeppelin) em ritmo ramônico foi uma grata surpresa. Sua performance foi hilária e, até certo ponto, em tom de auto-ironia. Surgiu no palco, logo no começo, de terno e encarnando o personagem “ O Charada Brasileiro”, com todos os seus trejeitos caricatos a que tem direito. Mandou bananas, notas de dólar falsas e até mesmo uma calcinha - com direito a uma lambida estratégica – para a platéia, que delirava a cada jogo de cena. Escoltado por uma excelente banda – que parecia entender bem do riscado, ele zoou de si mesmo ao mandar uma (excelente, diga-se) versão de “Dancing With Myself”, de Billy Idol. O suposto clone clonou a si mesmo?! E, perto do final, já com o dever cumprido, Supla tocou “Garota de Berlim”, com todo mundo cantando junto. Alguém aí já se deu conta de que esta música é do caralho???

Flashes:
- O Planeta Ibiza se revelou uma ótima escolha para o evento. Espaçosa e com uma acústica razoável, a boate deu conta do recado, apesar de o ar-condicionado ter sido insuficiente para o calor local.
- A produção da Birne foi muito eficiente, com as bandas coadjuvantes tendo sido tratadas com todo o respeito e recebendo o cachê, em dinheiro, ali na hora mesmo. E o equipamento de som também estivera excelente.
- Das três bandas que tocaram antes do show de Supla, apenas o Tarctorbilly mostrou algo além do emocore padrão. Tiveram uma boa recepção por parte do público, talvez por ter sido a primeira banda. Seu punk rock com influências de rockabilly certamente seria recebido com indiferença se tivessem tocado em outro horário, pois o público ali era outro. Das demais bandas, o que foi apresentado até o show de Supla não me animou nem um pouco para assistir às outras duas ou três que viriam depois.
- Em determinado momento, três policiais militares entraram no recinto, olhando para tudo e para todos, provavelmente enviados por indicação de associações de senhoras católicas preocupadas com possíveis manifestações subversivas de sexo, drogas e algum rock and roll – estilo musical maldito, sacam? Foram embora de mãos vazias, diante de um público tão jovem e tão pacífico - e de um som tão inofensivo. Se eles entrassem num banheiro de uma Swingers, por exemplo, teriam bastante trabalho...
+Fotos:

19 comentários:

Anônimo disse...

Vaca,
Só vc mesmo p/ noticiar tão bem esse rock!
Foi uma pena ter dormido no sofá tão cedo...
Mas foi massa!
Abçs e até a próxima!

Anônimo disse...

hey....ele é lindo mesmo...um gato....ótimas fotos...mil beijos

BonaTTo disse...

Bixo
Nao curto muito supla nao.

mas talvez um show dele, depois do seu texto, nao seria uma má ideia.

abracao

BonaTTo
http://bonatto.blogspot.com

val bonna 665 >> 667 disse...

o show foi bem divertido mesmo! ótimo texto.

Kalunga disse...

Paola, decadente vc dormindo no sofá, hein? hahahahaha!!!

Isabelle, pela sua reação durante o show deles, vc não deve ter achado o Tractor Billy tão ruim não, né, hehehehe...

Bonatto, eu fui assistir ao show do Supla mais por curiosidade antropofágica do que pelo som mesmo, e acabei me surpreendendo!

Bonna e Nati, por favor, venham mais aqui em Vitória! Sábado que vem tem o De Leve no Centenário!

Anônimo disse...

KAôLUNGA...heheheh...

Anônimo disse...

Vaca!!!!

Caramba nao acreditei qdo te vi de cabelo curto no outro blog.Ainda continua rock n roll!!!!
Abracos


Secretaria

Anônimo disse...

Maneiro os comentarios sobre o show.Abracos para Fabio(beijos tb),Kalunga e Vaca.Saudades da galera!!!!!
O tempo bom...esse ano vou estar ai e espero fazer um rock com vcs

Anônimo disse...

Kalunga, é Costa Neto!
parabéns pelo texto e pelas fotos... cara, você tirou fotos do Nigel Mansel no Centenário. Estávamos a fim de comprar... entra em contato comigo. Abraço.

Kalunga disse...

Comprar??? é só me passar o e-mail que eu mando!

***

A Secretária é a irmã da Paola???

Kalunga disse...

A propóstio, "Fabio", "Kalunga" e "Vaca" são a mesma pessoa...

Mentor disse...

fabio, kalunga e vaca são os mesmos?
eu sempre pensei que fosse um trio de forró!!!!!!
eheheheheheheh... KAôLUNGA...

Kalunga disse...

Eu valho por três caôs!

caio disse...

Acho o Supla muito ruim. Ruim demais. E show nenhum vai me fazer mudar de idéia. Mesmo aquele que não vi.

Anônimo disse...

me amarrei! e pode deixar que volto sempre que der! você é gente boa demais, vaca!

Kalunga disse...

Nati, seja sempre bem-vinda! Bejão!

Anônimo disse...

Das duas uma, tem que ser ou muito otário ou uma celebridade imortal para subir em palcos do país inteiro e simplesmente MANDAR MAL. Acho que nunca ouvi uma música do Supla de propósito, mas seria no mínimo interessante ver um show do cara. Muito melhor do que ver ele no Vitória Cine Vídeo, por exemplo... Aí foi meio fraco...

E o show do Tractor? Merecimais comentários no post. Fiquei até curioso...

Anônimo disse...

merecimais = merecia mais

Kalunga disse...

Turco, o show do Trator foi isso mesmo. na verdade eu detalhei mais no Volume 4. Se bem que esses caras não precisam receber moral de porra nenhuma, hahahahaha!!!