domingo, maio 08, 2005

A noite não é uma criança


Hora do acerto de contas! Logicamente, se eu tivesse batido uma foto de verdade disso, não estaria vivo aqui para contar a história...
Foto by Kalunga



Acerto de contas. Revólver na cintura. Pó e wisky (batizado) na mesa. Gente falando besteira. Gente falando besteira e alto. Gente esquentada, falando besteira e alto. Ninguém parece se entender. Uns poucos na verdade entendem tudo e estão prontos para puxar o tapete da maioria. No meio disso, umas biscates chamam para uma bolinada. Todas as intenções são as piores possíveis. Parece enredo de Nelson Rodrigues. Não é filme. É real e acontece nos bastidores da sua diversão noturna. Enquanto você bebe a última cerveja precedendo a partida para o retiro de seu lar, o bicho pega no exato momento onde, para a grande maioria, a diversão se encerra. Trabalhar “na noite” é uma profissão – perdoem-me a expressão - cachorra, onde se dá bem quem morde mais forte e quem se dá mal é aquele que só fica latindo.

Botando som para as pessoas dançarem ou cobrindo eventos como jornalista em um curto período de seis anos, pude presenciar cenas dantescas, deprimentes e perigosas como as descritas no começo do texto – muitas vezes com todas as situações acontecendo ao mesmo tempo. Profissões como dono de bar e de casa noturna, empresário de banda, músico, roadie e segurança constantemente têm que lidar com situações onde a remuneração pode não sair, o calote é eminente, a putaria rola solta, a lábia do próximo é sempre mais forte e a alma de ninguém vale nada. Bancar este meio de vida não necessariamente significa que você seja um escroque da pior estirpe. Mas a minha curta vivência (superficial, diga-se) me mostrou que neste universo os bons meninos não sobrevivem – ou ganham muito, mas muito pouco mesmo.

Vejam bem: dificilmente algum profissional do famigerado circuito noturno ganha salário fixo. A grana provém de cachês e/ou divisão de lucros. A quantidade de atravessadores dos quais passa o dinheiro é enorme. Segurança, namorada(o), garçom, técnico de som, músico, empresário, patrocinador, dono da casa... enfim, todos são suspeitos na hora de repartir a grana ou pagar os serviços contratados. A maioria sua frio ao ver centenas de notas graúdas passando em suas mãos. Algumas (muitas!) sempre ficam no caminho, inclusive cabeças também são derrubadas neste percurso. A única lei que vale é a lei do cão. Definitivamente este tipo de trabalho não é para notívagos deslumbrados. A noite não é uma criança. Pelo pouco que pude presenciar neste meio (que para mim foi mais do que o suficiente), prefiro ser uma criança mesmo. Deixo o trabalho sujo (bota sujo nisso) com os macacos-velhos da área. A sabedoria deles está fora do meu alcance. Ainda bem.

37 comentários:

Anônimo disse...

Assumcê tem qui ir prá noite cum un patuá qui vô deixá em tua casinha, miji fio. Um amulêtu batizadu in nu meu terreiru cum un monti di santo bão das profundas, num sabi. Hoji vô drumi cuntigu nu escuru, miji fio, vô tá do teu lado.

Kalunga disse...

Sai do meu pé coisa-ruim!!!

Kalunga disse...

A minha sorte é que meu no único "projeto noturno" que estou envolvido atualmente, tenho como parceiros gente honesta. Poderia estar ganhando uma grana preta nesta área, mas não tenho sangue de barata!

Anônimo disse...

Assumcê é fêio dimais, mininu, assumcê ten qui ir num terreiro levar um passi brabo da mãezinha do cantu, assumcê viu? Assumcê tem qui invisti mais na tua cara, usá uma máskara di noiti pra num assustá us outru.

hoji vou drumi cum assumcê, miji fio. Nu escuru mermo.

pegoretti disse...

ahahahhahahahah
Vaca, os comentarios sao impagaveis. So' tem comediante! :D

Mas agora e' serio. Eu tenho uma noticia bombastica! Primeiro foi a ovelha Dolly. Agora e' a vaca Kalunga que foi clonada. E o clone esta aqui em Tokyo!
Duvida??? Da uma olhada nessa foto entao. hehehehe

Dica: O clone herdou ate o gosto por roupa preta.

hehehehe... Te+

Kalunga disse...

Caralho Gleidson! Eu fui pro Japão quando era cabeludo e não me lembrava disso? hahahahahahaha!!! Porra, até eu fiquei assustado!!!

Kalunga disse...

Caralho Gleidson! Eu fui pro Japão quando era cabeludo e não me lembrava disso? hahahahahahaha!!! Porra, até eu fiquei assustado!!!

caio disse...

Nossa, que foto palha. Certamente a pior que já vi em um blog. Um monte de bons meninos fasendo pose. Que caô...

Sugestão de foto pra galera: todos em uma padaria bebendo leite e comendo pão com manteiga. Vai ficar bem melhor.

caio disse...

Eu não sou mau, eu sou bom. Portanto, todas as minhas fotos são de bom menino. Todas.

Kalunga disse...

São todos crianças. esta era a intenção, Caio.

Mas, e o post, porra???

caio disse...

Bem, sorte sua a de estar cercado por pessoas honestas na noite de Vitória. Mas acho que tudo é uma questão de opção, ver até que ponto podemos nos lambuzar de veneno sem intoxicar o organismo, se é que é possível. Mas a sabedoria de que você fala é muito importante e não deve ser desprezada. Safos morrem mais velhos, cara.

Kalunga disse...

Mas a sabedoria de que você fala é muito importante e não deve ser desprezada. Safos morrem mais velhos, cara.

esta frase foi sintomática.

meus posts, mesmo que eu não me dê conta disso, muitas vezes estão abertos a complementações - eu quero isso! Por isso sublinhei esta frase. Eu assumo a postura de menino nesta história toda, mas respeito quem banca isso tudo. É uma questão de opção, da qual eu não encaro. Prefiro viver mais de outra forma, só isso.

Kalunga disse...

Mas a sabedoria de que você fala é muito importante e não deve ser desprezada. Safos morrem mais velhos, cara.

esta frase foi sintomática.

meus posts, mesmo que eu não me dê conta disso, muitas vezes estão abertos a complementações - eu quero isso! Por isso sublinhei esta frase. Eu assumo a postura de menino nesta história toda, mas respeito quem banca isso tudo. É uma questão de opção, da qual eu não encaro. Prefiro viver mais de outra forma, só isso.

Kalunga disse...

Bruninho, porra, se vc me der um presente desses, eu só terei que agradecer, hehehehehe... tá oferecendo banana pra macaco!

Sobre "aproveite ao máximo", se vc está se referindo ao post, eu apenas afirmo que já deixei muita gente se aproveitar dem im neste tipo de trampo, coisa da qual eu não guardo rancor algum, mas apenas preferi dar uma recuada e me resguardar com a pareceira com quem eu me sinto bem, seguro e confiante - o que é raríssimo de acontecer nesta área. Mas, eu não escolhi viver disso mesmo...

Simplesmente não me exponho mais, só isso.

caio disse...

Você deu uma "recuada"? Huuummmmm, que gotoso.....

Kalunga disse...

Caio, para o seu deleite:

de tanto tomar no cú, preferi dar uma recuada, hahahahahaha!!!

Anônimo disse...

"de tanto tomar no cú, preferi dar uma recuada" (BY VACA)

Tu é gay, tu é gay que eu sei...

Kalunga disse...

Tá, beleza, pala gay e tal.

Mas e a discussão?

tem uma hora que a zoeira cai no vazio.

ah!

deixa pra lá!

caio disse...

Já expressei o meu ponto de vista.

Kalunga disse...

o resto, pelo visto, não.

fernanda disse...

este é o blog mais animado de todos os tempos!!!

gleidson: nada a ver àquela cara da foto com o Vaca

caio: vc é louco!

Vaca: passei aqui para deixar um "olá"

fernanda disse...

ah , me esqueci de comentar: que preto velho moderno, hein!!!

caio disse...

Uchi, miji fia, qui qui cê tá dizenu, mudernu nadia, sô só um véio pretu qui qué pegá essi mininu vaca e dá umas pancada nin ele. Mininu da bundia magricela e das coxa fina e careca cum cabelu nas costia perto du regu.

Kalunga disse...

Caio é o preto-veío???? hahahahahahahahaha!!! vejam bem: preto-velho!

Fernanda: este é o blogg na novela América, hehehehehehe!!!

Anônimo disse...

América rula!!!

caio disse...

Velho, mas só vc é careca, ahahahahah!!!!!!!!!!! Frade don´t rulez!!!!

Kalunga disse...

por enquanto a peruca do zacarias tá dando pro gasto.

Anônimo disse...

Qui brógui páia esse, naum é atualizado quase nunca. Que bichim preguiçoso essa vaquinha.

caio disse...

Kalunga, veja se o meu cd do Engenheiros não ficou no seu case depois daquele rock em Guarapari, brother. Depois falo contigo. Abração.

Kalunga disse...

este brógui aqui não tem data pra ser atualizado...talvez hoje, talvez amanhã...

o cd do Engenheiros??? vou ver

Mentor disse...

Eu conheço um pouco esse mundo e ele não é pior do que num mosteiro budista... O capitalismo venceu, e com ele todos os benefícios e malefícios. Há um mundo além de nossos umbigos e ele é selvagem... "Os safos morrem mais velhos...” Concordo contigo no sentido de qualidade de vida e de estar longe dessa guerra. Não quero morrer velho e podre, quero saúde e vitalidade. Porém, teremos que travar algumas batalhas, disso não podemos fugir!

Mentor disse...

Eu conheço um pouco esse mundo e ele não é pior do que num mosteiro budista... O capitalismo venceu, e com ele todos os benefícios e malefícios. Há um mundo além de nossos umbigos e ele é selvagem... "Os safos morrem mais velhos...” Concordo contigo no sentido de qualidade de vida e de estar longe dessa guerra. Não quero morrer velho e podre, quero saúde e vitalidade. Porém, teremos que travar algumas batalhas, disso não podemos fugir!

Kalunga disse...

Mentor, este meio de trabalho, particularmente, está mais exposto a falcatruas e ruindades de toda a sorte do que qualquer outra profissão lícita. Isso sem contar que o crime está por perto e na maioria das vezes infiltrado no meio de tudo. É podre... Não é pra mim!

Mentor disse...

KALUNGA, entendo, mas acredito que essa criminalidade já esteja infiltrada em todos os setores da sociedade... "e já é normal". Concordo que "na noite" o perigo seja ainda maior, mas temos que enfrentar alguns deles...

Kalunga disse...

"trabalho limpo" eu acredito ser uma projeção utópica, pois a perfeição não existe. Eu escolhi não mais me envolver além do suficiente para a mihha cabeça com este tipo de coisa. Quando percebo que determinado trabalho começa a atrair urubús, caio fora o quanto antes. "Na noite" isto é muito fácil de rolar. Num trablho "normal", posso ir me adaptando ou simplesmente mandar se foder. O grau de malandragem, trairagem e falsidade "na noite" determina - na quase totalidade dos casos - o sucesso de sua empreitada. Como já afirmara em comentário anterior, não tenho sangue de barata, não o suficiente para aguentar viver deste meio.

caio disse...

Kalunga, a noite não sei, mas vc é uma criança!!! Vou te deixar no meu colo e dar-te-ei o meu leitinho, neném. Beijos.

Kalunga disse...

caio, as fotos estão indo pro teu e-mail, e vc e bruninho tão que tão umas gracinhas, hahahahahahaha!!! acho que ele quem foi que sentou no teu colo...