quarta-feira, março 16, 2005

Emo de Cú é Trator de Rôla!


Sempre embaçado?
Foto by Kalunga

Emocore. O que significa isso? Para os leigos, é mais ou menos aquilo que o CPM 22 toca, ou seja: hardcore (a vertente mais rápida e agressiva do punk rock, ou pelo menos deveria ser) de cunho emotivo, com letras e melodias, digamos, mais sensíveis. Desprezar um estilo musical por completo às vezes pode soar como uma atitude arbitrária e burra mesmo. Logicamente há os ícones do estilo, aquelas bandas que possuem um caráter fundamental naquele terreno. Dizem que Jimmy Eat World, Dashboard Confessional e Sunny Day Real State são os top de linha da parada. Todo gênero musical possui os seus.

Que mané emocore é o caralho! Puta que pariu, mas que gênero musical (já repararam quantas vezes eu me utilizei de “itálico” para sugerir “ambigüidade questionável” neste texto?) mais chato, vazio, ruim mesmo, ô porra! É som de guri metido a sensível, de garotinha que pinta o cabelo de rosa e é fã de “Dawson’s Creek” (deve existir outra série preferida mais atual – estou ficando velho!). É som de criança – meu deus, como eu posso estar perdendo meu tempo escrevendo sobre esta merda??? Deixem esta molecadinha crescer mais, porra! Não faço parte disso, tenho quase trinta anos e não sei porque me irrito com isso! É simples. Precisei lembrar do emocore para poder publicamente dar o braço a torcer para alguns amigos meus. Em parte, que fique bem claro.

O Tractor Billy é uma banda foda! Junto deles, aqui no Estado, só os Pedreiros se equiparam. No momento em que o Tractor ganha em senso melódico, a banda de Mozine supera-os no seu sarcasmo e na sua postura inoclasta. Uma coisa poderia completar a outra, traduzindo-se em shows conjuntos e que conseqüentemente poderiam educar a molecada com sons menos irritantes. Imaginem a gurizada de piercings, cabelos coloridos e mochilas de ursinhos de pelúcia (putz!) de repente passasse a se interessar por The Cramps, Misfits, Motorhead, Ramones, The Clash e também por Motley Crue, Def Leppard ou mesmo o The Darkness. Esta pivetada bem nascida está crescendo sem saber o que é sexo, drogas e rock and roll!!! Clichezão, eu sei. Mas falta putaria, falta cerveja, falta o politicamente incorreto nesta porra toda! Não quero incentivar ninguém a se viciar em pó, por exemplo (se tua cabeça for fraca, azar o teu...). Na verdade, que se fodam vocês também. O motivo deste texto é outro mesmo...

Eu sempre detonei o Tractor Billy por mera tiração de sarro para com meus amigos. Sim, eles são meus amigos. E por isso mesmo eu não poderia elogiá-los gratuitamente. Aliás, minha zoação com eles também continha um fundo de verdade, justamente por achar que a banda deveria se empenhar mais para tocar, para educar o público com sons melhores e assim incentivar novas gerações a crescerem com vergonha na cara para produzir algo que realmente prestasse. Na boa, o som do Tractor é excelente, mas eles são muito apáticos com esta banda. Não quero dizer que venham a tentar viver de música, da sua música especificamente (que utopia!), mas... deixa pra lá. Nem todo mundo tem disposição de mover montanhas - e por tabela fazer papel de otário na maioria dos casos.

Fosse um texto para uma instituição jornalística que prestasse (elas existem no Estado? Eu sei que existem bons jornalistas, mas...) e eu tivesse que fazer uma resenha crítica sobre um show de emocore onde a banda-dos-meus-amigos estivesse tocando, minhas palavras viriam com mais fundamentação e teorização para simplesmente detonar ou elogiar quem eu julgasse merecedor de tal. Mas, como isto aqui é um blogg pessoal, onde eu dito as regras para mim mesmo, que a ética vá para as favas! A verdade é que terei sempre que me submeter a eventos emocore para poder assistir aos meus-amigos-da-banda-foda-e-preguiçosa ao vivo? Se bem que, no ritmo deles, sempre serão os primeiros a tocar e eu não terei que suportar os emos se lamentando no palco, pois darei linha o mais rápido possível após o show do Tractor. E vocês sabem o porquê de uma banda estar abrindo um evento com cinco ou dez outras atrações diferentes na mesma noite. As repostas podem ser: a) a banda é ruim; b) ninguém conhece a banda; c) a banda é amiga dos organizadores do evento; d) a banda é ruim, ninguém conhece a banda e a banda é amiga dos organizadores do evento; e) a banda é o Tractor Billy.

34 comentários:

pegoretti disse...

Ja ouvi falar bem do som dos Pedreiros mas nunca escutei nada deles.
Manda alguma coisa pra mim ae, DJ ruminante! gpegoretti@gmail.com

Quanto ao emprego no Japao, nao posso fazer nada diretamente pois computacao nao tem muito a ver com jornalismo e nem com musica (azar o meu, eu sei...)

Mas coincidentemente ha alguns meses conheci duas jornalistas numa festa brasileira aqui em Tokyo. Posso falar de vc pra elas? Vai que rola alguma coisa e te chamam! Vc ta falido mesmo, nao tem nada a perder (a nao ser a bagatela de 5 mil reais de passagem de aviao). :p

Kalunga disse...

Nossa, eu tava até meio que brincando, mas ao mesmo tempo estou perdido mesmo...olha, a passagem é um problema, fora a língua, mas se pintasse algo de verdade eu analisaria seriamente!

***

Sobre os Pedreiros, eu acho que deve ter algo no site deles pra baixar. É um rock tosco com letras bem engraçadas e sacanas.

Kalunga disse...

E o Tractor Billy, meu deus, vcs não merecem tocar junto dessas bandas de emocore - pelo menos por suas qualidades musicais.

Até quando vcs vão torturar seus pobres amigos ao nos forçarem a ir nestes shows com estas bandecas horrorosas???

O pior é que, se tiver outro show nos mesmos moldes, eu irei certamente, putz! E ainda fotografarei vossas caras feias, porra!!!

sou masoquista mesmo...

val bonna 665 >> 667 disse...

da-lhe traktor e pedreros em turnê conjunta!! seria foda!!

Kalunga disse...

seria, mas...

Mentor disse...

Koé kaôlunga!
vc fAlando bem do zé trator?????
não vou nem comentar...heheheh

*********************************

com relação ao livro que vc pediu uma indicação, leia "Demian", de Hermann Hesse...
esse livro tem a explicação do "Abraxas". Foi a partir dele que Carlos Santana concebeu o seu terceiro disco "Abraxas"... que na minha opinião de percussionista, é o melhor... lógico, tem muit percussa... eheheheh...

Cara, o livro é bom, denso, um pouco obscuro, só pra vc ter uma idéia, ele é alemão... e vc tem como referência a música alemã...
leia...
vou ver se consigo para vc...

******************************

ze trator rules!!!!!!!!

caio disse...

Bem, vou dizer o que disse em um post que mandei lá de Portugal, em maio de 2003 (quase dois anos atrás!!!): o Zé do Trator devia mandar as suas letras em português e flexibilizar a sua música, pousar em outras praias, se pretende um crescimento artístico e comercial.

Só isto.

Kalunga disse...

Caio, concordo com vc em relação ao fato de "se pretende um crescimento artístico e comercial".

Mas, como eu percebi que esta opção passa longe da cabeça dos caras (viver desta música específica), meu texto foi mais drástico em relação ao que eles nos fazem passar para poder assistí-los ao vivo. Agüentar emocore pra ver o Tractor é o fim da picada!!! Os caras são feios, t~em um baterista dentista, a banda é foda, e temos que passar por isso para vê-los????

Porra!!!!!!

Kalunga disse...

Porra Mentor, agora eu fiquei instigado!!!!!!! Me passa esta porra para eu ler!!!!!

caio disse...

Eles são MUITO feios, o baterista faz bico de dentista e o vocalista agora é do SINDIMETAL!!!

Anônimo disse...

É... parece realmente esse negócio de "crescimento artístico e comercial" está meio fora de questão... inclusive é essa a parte mais interessante da banda! O que anda crescendo ultimamente por aí é a mediocridade musical. Vamos ver se pinta algum disco novo aqui no ES que reverta esse crescimento nefasto... Eu aposto no disco novo do Símios.
...................................
Só não aposto no Zé Trator como novidade fonográfica na cena nacional porque duvido que surja algum CD deles. Afinal tenho todas as razões para duvidar, depois de ter me oferecido para produzir o CD DE GRAÇA pros caras e nõ ter dado em nada, apesar de meus esforços. Espero que eu tenha sido esnobado por preguiça e não por falta de credibilidade! ;)))
...................................
ALÔ ATENÇÃO ISTO É UM DESAFIO:

D-U-V-I-D-O QUE O ZÉ TRATOR LANCE UM CD!!!
...................................
ESTOU TORCENDO PRA EU PERDER!
...................................

Kalunga disse...

Caralho, os comentários de Turco e Caio deveriam entrar como complemento no texto em si: incisivos, certeiros, verdadeiros, tristes...Tractorbilly!!! hahahahahaha!!!

pegoretti disse...

Ae Vaca, manda um email pra mim que eu respondo o que vc quer saber.

Estou sem internet em casa e ficar escrevendo no blog daqui do laboratorio queima o (restante do) meu filme.

inte'

Kalunga disse...

Altamiro, concordo em parte, e acescento: acredito que quem tem algo de bom e diferente para mostrar, tem mais é que criar seus movimentos, sejam eles grandes ou minúsculos. O que não dá é para ouvir sempre o mesmo tipo de som em todas as baladas.

Sinta-se em casa aqui no meu blogg, e não se acanhe de meter o pau quando julgar necessário. A idéia é esta mesmo: promover discussão. E eu estou longe de me considerar inflexível ou dono da verdade em minhas opiniões.

Abração!

Anônimo disse...

Cena nacional? Execução em rádio? Ampliar fronteiras? Cantar em português? Flexibilizar a música? Crescimento artístico? Qualidades musicais? Doutrinar a molecada? Gravar CD????
Vocês tem certeza que estão falando do Tractorbilly?

Kalunga disse...

Com certeza não.

Kalunga disse...

Paulinho, tu carregas este trator nas costas sozinho!!!

Eu tenho a plena certeza de que a sua disposição (que nada mais é do que algo por puro prazer) não recebe respaldo algum com os outros membros da banda.

Eu só quero vê-los tocar, sem compromissos mais sérios, e sem ter que aturar bandas de emocore de merda!

Mas...

Anônimo disse...

My name is Kalango !
- A banda é ruim mesmo !!!!

Anônimo disse...

A disposição de Paulinho COM CERTEZA recebe respaldo dos outros membros da banda. Tenho certeza que ele sabe disso. Essa disposição da minha parte se reflete nas músicas que escrevo para o Tractor, que ao contrário das brincadeiras feitas pelo Kalango e pelo próprio Paulinho no começo da banda, não são o "lixo que sobra do Silence", mas músicas no qual coloco todo o meu sentimento quando vou escrevê-las. Sei que a usina de criação musical do Tractor é o Led e seria muito cômodo pra mim apenas me limitar a tocar na banda,pois as músicas que ele faz já são por si só excelentes, mas ainda assim me disponho a criar e tentar levar músicas cada vez melhores para o Tractor por puro prazer em tocar Rock'n'roll e em tocar com esses caras. Quanto à shows, sei que é um tanto pesado deixar só o Paulinho com a responsabilidade de arranjá-los, mas fica um pouco difícil para mim correr atrás disso para duas bandas (talvez se vivesse só de música seria mais fácil) Se alguém aí quiser nos ajudar e souber de algum lugar onde possamos tocar, por favor nos coloquem nessa!
Obs: Paramos de tocar só por diversão, o nosso cachê agora é de 5000 reais.
Lemmy.

Kalunga disse...

Lemmy, toda a provocação postada aqui tem motivo positivo. Mas, na boa, não espere as pessoas correrem atrás das coisas por vocês. Se neguinho tem uma banda, ele vai se preocupar em arranjar esquemas para a sua própria banda. Favores uma hora acabam. E vocês têm que estar presentes em shows e eventos mesmo que o Tractor ou o SMD não estejam tocando, pois só travando contatos e estabelecendo relações diretas com público/organizadore, bandas é que vcs serão ouvidos e vistos. Eu ainda torço bastante para que vcs façam algo do tipo e botem uma geração inteira de bandas para pastarem e refletirem sobre o som de merda que eles produzem. Poucos possuem qualidade como o Tractor e o SMD. Mas mmuito menos gente ainda sabe que vcs existem!

caio disse...

Eu acho que essa banda devia acabar. Tragicamente, para tornar-se uma lenda. Matem-se, porra!

Anônimo disse...

Kalango said...
Valeu Melson ! eu amo todos vcs(menos Lacaio) !!!!

Anônimo disse...

Alternativa A) A banda é ruim!!!
Na minha opnião!!!
Mas, espaço para todos.

Anônimo disse...

Saquei qual é a do post Vaca. Sei que é positivo. Também concordo com muito do que você falou ai. A única reclamação foi da parada do "respaldo".
Lemmy

Kalunga disse...

Hahahahaha!!! tem gente que já viu o Tractor Billy tocando e afirmou que a banda é ruim mesmo!!! É isso aí, tem que dar a cara a tapa. O problema é que nem pra achar a banda ruim tá rolando, pois os caras quase nunca tocam. O Marcelo viu e achou ruim. Já é um começo! O seria o início do fim???

Anônimo disse...

Velho. Essa é a minha opinião. Achei ruim e pronto. Só conheço o Led da banda, o cara é gente boa, adoro o The Rain até hj, mas essa banda dele nova eu acho ruim. Tranquilo?
Abraços!!!

Kalunga disse...

Marcelo, vc está certíssimo! Eu elogiei tua postura, pois quase todo mundo aqui (que comentou) é amigo da banda e acha que ela é boa. Eu falei que eles têm que dar a cara a tapa, literalmente tocar mais, aparecer mais, para poderem ouvir elogios e críticas. Do jeito que está (nunca tocando), ratifico o que disse: nem pra ter gente achando-os ruins rola! Você deve ter sido um dos poucos que os assistiu ao vivo!

Anônimo disse...

Opa... sim.... eu toquei no mesmo dia q eles tocaram no show do Supla. Eu toco em uma banda chamada Take Me e q com certeza não deve ser do gosto de vcs (hehehehe) apesar q como vc mesmo disse 'emo de cú é rola' e até convido para vc ouvir a banda e comentar depois. Gosto muito do seu flog, sempre visito aqui desde quando vc morava em SP. Sou irmão do Arroz (vc deve conhecer), já toquei em muita banda como Dead Fish, Undertow e etc... e sou muito amigo do Luciano, do Jair, Michel e Ganso e lembro de vc daquela época do Medley. No mais é isso, desculpe se eu gerei algum mal estar, a intenção não era essa mesmo, mas vc colocou um post e eu apenas respondi. Como eu disse é apenas uma opinião sincera (eu toco a mais de dez anos e até hj eu recebo tapinhas nas costas e sorriso falso falando: 'putzzz.... fodasso cara', mas hj estou vacinado com isso). Qq coisa se quiser trocar mais idéias e vc tiver msn o meu é monorockers@hotmail.com
No mais é isso, aquele abraço e parabéns pelo flog.

Kalunga disse...

Pô Marcelo, que mal estar o caralho, hehehehehe!!! Aqui é no estilo "bateu, levou", sem maiores estresses. Cara, eu devo te conhecer sim, pois temos muitos brothers em comum. Sobre "emo de cú é rola", trata-se apenas da minha visão pessoal e que nunca deve ser encarada com algo definitivo.

Sobre os "tapiinhas nas costas", realmente isso deve ser foda de agüentar. Quem é brother mesmo fala se é ruim ou bom.

Abração!!!

*não uso msn, nem orkut, apenas e-mail e meu blogg. e não é por ser "do contra" não!simplesmente não consigo lidar com tanta informação assim com uma conexão via telefone...

Anônimo disse...

Hehehehe... blz então. Qq dia desses quando vc for colocar som eu vou nessas baladas aí. Ando caseirão ultimamente, até para sair para tocar tá foda... hehehe...
Eu falo com meu irmão para um dia ele colocar sons em uma festa rock dessas pois eu sou um alucinado por músicas e cds e ele sabe o acervo q eu tenho em casa... hehehe... Eu estou preparando um cd para ele com Helmet, Queens Of The Stone Age (o novo q está muito bom, já ouviu?), até mesmo o Garbage novo q está maravilhoso tb (Dave Ghrol toca bateria em uma música). Se um dia ele "fugir da rotina" o cd tá pronto para agradar geral... hehehe. No mais é isso, qq coisa meu mail marcelo.buteri@terra.com.br e agente vai trocando idéia.
Abração!!!

Anônimo disse...

É isso aí Ramone, assino embaixo de TUDO que você falou. Não tem essa de mal estar quando você acredita na música que você faz, e mais ainda quando ela não é feita pra agradar ninguém e sim só por diversão e vontade de tocar o velho e bom Rock'n'Roll
Lemmy

Kalunga disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Kalunga disse...

esta postura de "não agradar ninguém" me soa um tanto quanto ingênua, pois de alguma maneira a banda (qualquer que se seja ela) terá de achar seu público - ou formar algum. Caso nenhuma destas hipóteses seja realizada, a banda em questão só pode mesmo se contentar com o ostracismo.

Lemmy e Paulinho: trata-se de uma linha tênue de raciocínio bastante frágil esta assumida por vcs. Se tocam apenas por prazer e satisfação pessoal, que pelo menos formem seu público para que mais alguém compartilhe de tal prazer. E o motivo deste post nada mais foi do que espetar a bunda de vcs para se ligarem nisso, pois do jeito que estão, vão acabar tocando para si mesmos.

O ato de tocar para uma platéia em si - por mais raro que isso seja - denota uma exposição pública e, como tal, sujeita a avaliações de todo o tipo. A conseqüência de se tocar pouco e não formar um público para vcs acaba se dando no descaso de muitos da platéia, da má impressão daqueles que foram para assistir às outras bandas, e de uns poucos que realmente puderam sacar o som de verdade sem ter amigos para explicar o que está rolando. Pensem nisso...

Anônimo disse...

eu também quero apenas me divertir sozinha... masturbando-me o tempo todo!