segunda-feira, março 28, 2005

Açougue Rock and Roll


Fotos by Kalunga

O Butchers Orchestra é a melhor banda de rock and roll do Brasil. Não são poucos aqueles que dizem isso de boca cheia. Muita gente nem os conhece, talvez por eles fazerem parte do circuito alternativo, por cantarem em inglês, ou por simplesmente não darem a mínima para as FMs jabazeiras. O Butchers Orchestra é a melhor banda de rock and roll do Brasil. Tocaram no último domingo (27/03/2005) como se fosse o último show de suas vidas. Subiram no teto do Bar Entre Amigos 2, trocaram de instrumentos entre si, empunharam as guitarras no meio da platéia. E fizeram uma apresentação incendiária e competente, mesmo sabendo que não ganhariam praticamente nada de grana para isso, mesmo tendo uma platéia pouco numerosa à sua frente. Enfim, mesmo diante de todas as adversidades. O Butchers Orchestra é a melhor banda de rock and roll do Brasil, porra!

Antes de descrever como foi o resto da balada, é bom salientar que o evento, que contou com as apresentações de Ócio (que abriu a noite, com pouca ou nenhuma expressão no palco, mesmo tendo melhorado bastante o seu som neo-grunge), Os Pedreros, Thee Butchers Orchestra e Motosierra, quase não aconteceu. Tudo por conta do velho preconceito contra o maldito rock and roll. O resumo deste enrolo foi que os shows, inicialmente programados para o Clube Centenário, embaçaram geral por conta do detentor de uma noite de forró no mesmo local que simplesmente não liberou o espaço, justamente no momento em que o aluguel do lugar iria ser pago (com uma semana de antecedência!)- o que acabou gerando um mal estar tremendo entre o pessoal do Antimofo – que imaginava estar tudo acertado há dois meses atrás – e o tal dono da forrozeira. Eis que o caô que vos escreve aqui teve que bancar o empresário das bandas desesperado, com o intuito de reverter a situação. Não teve conversa: o cara não liberou, tocou para frente sua domingueira para poucos gatos pingados, e ainda disparou impropérios de todo o tipo para “aquele bando de drogados indisciplinados”. Feito isso, o evento foi transferido para o bar Entre Amigos 2, em Vila Velha. Era isso ou o cancelamento e a queima total do filme de algo que está apenas começando.

Pois é, o Entre Amigos 2 contou com uma lotação muito aquém do nível sonoro ali apresentado. Fossem algumas bandas de hardcore-chulé-emotivo-de-merda, o recinto estaria lotado. Há várias teorizações sobre o ocorrido. Não há segmento no nosso underground que fuja do metal podrão e do HC chorão de sempre. É por isso que bandas excepcionais como Forgotten Boys e os próprios Butchers Orchestra são recebidas com um misto de indiferença e embasbacamento – neguinho ali não sabe o que está ouvindo! Mesmo os Pedreiros sendo uma puta banda de rock and roll e os mesmos contando com total adoração do público local, acredito que boa parte desta receptividade provém da fama conquistada pelo HC toscão da banda titular dos caras – o Mukeka Di Rato – do que de seu som propriamente dito. Caralho, será que o rock and roll puro e simples não tem espaço por aqui???

Independente do clima de prejuízo eminente (Mozine, da banda em questão, era um dos organizadores), os Pedreiros ligaram os presentes na tomada! Um conselho: mesmo que você odeie aquele tipo de som, assista ao show dos caras! Letras absurdas, punk rock tradicional e hard rock farofa e muita esculhambação no palco. Porra, me diverti pra cacete! O Butchers entrou logo em seguida e, como foi dito no primeiro parágrafo, fizeram história por estas plagas – pelo menos na minha cabeça e na de muitos presentes e atenciosos na ocasião. Quatro álbuns lançados no Brasil e no exterior, turnês idem, duas guitarras, bateria, sem baixo, todos vocalistas, Stooges, MC5 e Jon Spencer Blues Explosion juntos no mesmo caldeirão: o resultado disso é arrasador! Destruíram tudo e, segundo Mozine, piraram por aqui e prometeram voltar sempre.

O Butchers foi a melhor atração musical da noite, mas os uruguaios do Motosierra foram os que mais agitaram a platéia. Já conhecidos do público capixaba, estes quatro desequilibrados injetaram mais velocidade no recinto com o seu punk rock misturado com hardcore clássico (Exploited, GBH), e também instalaram o clima de quebradeira e diversão sem limites. Os caras vieram para cá com a péssima fama de destruírem os equipamentos no palco, o que causou calafrios constantes no dono do som, o folclórico Beto “Suado”. O Motosierra não quebrou nada fisicamente, mas bem que poderia ter encerrado a noite rompendo a barreira na cabeça das novas gerações e que impede desta galera ouvir algo mais consistente. Se algum resultado for obtido, podemos seriamente sonhar com a vinda de gente como Matanza, Mavericks, MQN... Rock and roll, porra!!
+ fotos:

Thee Butchers Orchestra

Thee Butchers Orchestra

Thee Butchers Orchestra

Motosierra

Motosierra

Os Pedreros

Os Pedreros

14 comentários:

Anônimo disse...

De fato. Apesar do público pequeno, as quatro bandas mandaram muito bem e agitaram a galera pra cacete...

O show do Motosierra, ainda que não seja lá meu estilo de música, foi muito foda, e o Butchers Orchestra também(ainda que eu não concorde com esse papo de melhor banda do Brasil ;] ).
E, ao contrário do que tem gente dizendo, eu achei o show do Ócio muito foda. Já tinha visto outras duas vezes e cada vez gosto mais.

Kalunga disse...

É isso aí, Bernardo! Eu não sou dono de verdade alguma. Eu expresso aqui neste espaço - que é produzido única e exclusivamente por mim - apenas minhas opiniões. E elas são passíveis, sempre, de questionamento

Kalunga disse...

E este papo de "a maior banda de rock and roll do Brasil", me veio à cabeça agora sobre algo que já li em algum outro lugar: há uma diferença bem distinta entre "rock and roll brasileiro" e rock and roll feito no Brasil". O Butchers, ao meu ver, é o melhor no segundo termo.

caio disse...

Gostei muito do post, e se não estivesse tão quebrado teria participado desse rock. Confesso, ainda não conheço a música dos caras, e não posso concordar ou discordar quanto ao título de "melhor banda de r&r do Brasil". Mas como cantam em inglês, creio que a segunda posição do Kalunga é a mais acertada (rock and roll feito no Brasil).

E ainda penso que Os Pedreros são um embuste, uma merda um pouco mais sacana que a sua banda de origem. Se querem gracejar, por que não montam uma trupe teatral? Música mesmo eles não fazem nem fodendo.

Mentor disse...

A melhor banda do Brasil?
caralha Kalunga, não cai nessa alienação absoluta não...

Tudo bem, eu entendi que vc utilizou essa frase para provocar, mas cuidado, frases assim nos tornam overs.

Kalunga disse...

Rock and roll feito no Brasil, como na matriz: cantado em inglês, nem punk nem metal, apenas rock and roll. Eu (eu!) não vejo ninguém melhor que o Butchers por aqui. Eram nestes termos que eu quis dizer. Me apontem outras bandas brasileiras nesta linha e tão ou mais fodonas, que eu vou correndo ouvir e rever minha opinião.

E o show deles foi histórico. Para mim, pelo menos.

Kalunga disse...

Estou louco pra ver esta galera aí ao vivo por aqui, citada no último comentário, pra poder queimar a minha língua - ou não!

Quero ver rock and roll nesta porra! Chega de HC chorão ou metal podrão! Putz, mas as boas bandas ´de rock também poderiam surgir daqui. Gente que fuja do estereótipo padrão de underground vigente por raqui!

É uma geração que já cresceu tendo as facilidades de acesso da internet nas mãos e que só pesquisa por algo restrito!

Ah, deixa pra lá!

nati disse...

ouvi cachorro grande na tv hoje, achei uma bela bosta. ê troço chato!

Kalunga disse...

eu acho Cachorro Grande até que legalzinho...eu pagaria p/ ver o show dos caras.

Anônimo disse...

Cacho grande é muito ruim, os caras se vestem como o ac/dc, tocam mal como os stones, são idiotas ao darem entrevista como os engenheiros e vendem mal como o troactor billy

nati disse...

hahahahaha
aquela voz forçosamente nhenhenhem do vocalista me irritou.

Anônimo disse...

Eu tenho que ouvir melhor... mas pelo pouco que ouvi, prefiro Forgotten Boys..

pegoretti disse...

Ae, Vaca!

Vai ter um tal de Fuji Rock aqui. Ve se vc conhece muita coisa dessa lista.

http://www.smash-uk.com/frf05/lineup.html

TE+

Kalunga disse...

Putaquepariu!!! Caralho, vc vai neste festival??? Porra, o lineup da parada reúne a nata do som alternativo (eletrônico, rock, pop) de hoje, de ontem, de anteontem e de amanhã! FODA!