quarta-feira, março 02, 2005

Um Anthrax De Leve no Capixabismo

Falar mal do Espírito Santo é chutar cachorro morto. É batido, é obvio, é inútil. Tão inútil, aliás, quanto aquele mural horrível que polui,ops, existe em homenagem a Roberto Carlos, lá em Cachoeiro de Itapemirim. Nossa! Imaginem só que o veneno escorre até para o morro do Penedo – uma tentativa frustrada de A Mãe Natureza construir uma versão capixaba do carioquíssimo e famosíssimo Pão de Açúcar. Porra, não me contive! Acabei caindo no óbvio e falando mal do nosso Estado! Que merda! É um cachorro correndo atrás do próprio rabo: não vai dar em nada! Pois é, aqui as coisas até acontecem, mas sempre acabam... em nada!

Manimal, congo, reggae, Ilha, moqueca, Edu Henning... cara, isso sim que é um conjunto de palavras já surradas, sacanaeadas pelo gosto comum de quem possui um pingo de opinião própria. Tão enfadonho que é louvar estes sinônimos locais quanto também é inválido apenas criticar, cuspir, zoar, rir disso tudo. Sim, pois – como já havia citado ali em cima - o cachorro vai comer o próprio rabo... ou mijar no teu pé! De tanto ser detonado, o capixabismo acaba por minar suas pretensões profissionais, intelectuais, amorosas até. Involuntariamente acontece e você nem percebe o quanto está afundado nisso. Como havia dito, genericamente, meu grande amigo Júlio Caldeira, o Mentor: “em Vitória as coisas não passam da média. Salários medianos, funções medianas, oportunidades medianas, serviços medianos”. Para cair na mediocridade é um pulo. Um salto no mangue capixabista, onde até caranguejo é mediano – vocês já viram o tamanho das puãs dos crustáceos baianos??!!

Por essas e outras que quem não se conforma com tamanha cultura mediana acaba por dar linha daqui, como o próprio Roberto Carlos, a Maísa, o Sérgio Sampaio... quem mais? Quantos mais que nasceram na terra de Gratz e que triunfaram fora daqui omitindo suas origens? Tem tanto capixaba famoso por aí que ninguém sabe... Outra hipótese é arrumar um trampo burocrático, tipo concurso público. Não enxergo demérito algum nisso, que fique bem entendido! Ter um emprego que pague um salário acima da média (que no parâmetro capixaba não precisa ser muito...) é uma vantagem absurda neste lugar, pois a qualidade de vida que se pode conquistar em Vitória, por exemplo, faz você se dar conta do quanto nossa capital é bonita, barato de se morar e de se comer. Dá até para comer moqueca sem ser turista! Nossa, falei agora igual a um secretário de cultura local qualquer...

A última hipótese a ser considerada no Espírito Santo é de remar contra a maré – ou contra a puxada de rede. Aí, meu amigo, você viverá momentos de ascensão e queda tão vertiginosos que parecerão lenda para os ouvidos de forasteiros. É muito fácil ganhar destaque no Estado, basta ter um pingo de originalidade e/ou ousadia. A mídia abre as portas para suas idéias, o público consome com avidez aguda as novidades, até o céu se abre para os lampejos de criatividade sempre raros por aqui. Até que um dia a novidade se dissipe na onda dos maria-vai-com-as-outras, da rejeição provinciana típica de cidades com menos de 10 mil habitantes. Aí você pode tentar reinventar-se, trocar de pseudônimo, lançar novas idéias que contenham os mesmos conceitos. A luta se restabelece, sempre contra a maré. Maré esta que enche e seca, assim como os neurônios que se alimentam do paupérrimo conteúdo que permanece em solo capixaba. É Miguel Fallabella no lugar de José Celso. É Cid Guerreiro no lugar de Nação Zumbi. É Bohemia Weiss descendo quadrada neste calor infernal que azeda qualquer moqueca. Vez ou outra ocorre um Anthrax ou um De Leve no mesmo final de semana. Seria o caso de jogar um Anthrax De Leve naqueles que tanto reclamam e nada fazem? Poderia ser uma boa-idéia-inútil, assim como o cachorro que corre atrás do seu próprio rabo e ainda mija no teu pé.

29 comentários:

Kalunga disse...

No final das contas, só quero ter um cantinho decente pra morar, comer bem e me divertir. Tudo tão simples...

Anônimo disse...

ou você pode ir morar fora do estado e achar "até" divertido vir passear aqui... desde que não seja por muito tempo.

Kalunga disse...

Eu quero mais é rir disso tudo...o lance é que cansei de levar a sério as limitações que este Estado impõe.

Anônimo disse...

Rapaz... que pessimismo! Uma coisa é certa. Em Cachoeiro ninguém fala mal da cidade. Nem o Rei fala mal de lá! É uma lição pra gente que vive aqui em Vitória, uma cidade muito melhor de se viver (questão de opinião), mas onde realmente sobra reclamação. É aquela estória: não gostou? VAZA!!!Infelizmente é melhor assim. Muitos talentos se vão, mas pelo menos é gente que se realiza de uma forma ou de outra em outros lugares.

caio disse...

"naqueles que tanto reclamam e nada fazem"

Sei não, mas reclamar JÁ É fazer alguma coisa. Uns reclamam porque diagnosticam algum mal, outros partem daí e fazem alguma coisa. Reclamar pode ser bastante produtivo e inspirador. Não falar mal de Cachoeiro é vantagem? E alguém precisa falar mal daquela cidade horrorosa? Não me considero medíocre, mediano ou coisa que o valha. E não acho que Vitória, com o seu tamanho e as limitações que dele surgem, fique muito atrás das grandes capitais do Brasil. E já morei/visitei TODAS elas, cada qual com os seus problemas e suas cabecinhas vazias. Quem tem um olho, em QUALQUER LUGAR DO BRASIL, é rei. Nosso país é um poço de merda do norte ao sul. Prefiro ficar em Vitória. Pelo menos por enquanto. São Paulo, só pra citar a maior cidade do país, parece-me provinciana pra caralho. Uma senhora caipira, rica e que não sabe o que fazer com a sua grana. Vitória 10 X 0.

Kalunga disse...

Ninguém entendeu nada do que eu quis dizer...

Kalunga disse...

fiz um diagnóstico, irônico mas verdadeiro, segundo meu ponto de vista. Aí vão minhas conclusões, novamente:

Eu quero mais é rir disso tudo...o lance é que cansei de levar a sério as limitações que este Estado impõe.

No final das contas, só quero ter um cantinho decente pra morar, comer bem e me divertir. Tudo tão simples...
Pode ser aqui, em São Paulo, no Rio ou na casa do caralho.

Kalunga disse...

Reclamar pra mim só é produtivo quando dá em alguma coisa.

infelizmente, neste Estado as chances de se ter uma vida decente sem depender dos pais é sim muito menor do que as grandes capitais citadas até aqui.

reclamar pra mim só é produtivo quando dá em alguma coisa...tipo se dar conta das limitações que teu ambiente lhe traz e assim mesmo lutar contra isso de todas as formas.

Kalunga disse...

aliás, repetindo novamente: só quero ter uma vida decente, comendo e me divertindo bem. o resto que se foda.

meu texto foi um desabafo de que tudo o que ali está escrito eu estou deixando para trás.

por enquanto ainda estou limpando o mijo do cachorro que corre atrás do próprio rabo. um dia chego lá...

Kalunga disse...

quero minha cerveja gelada, meu som pra botar, minha praia para surfar, meu rango pra comer, minha gata para curtir. parece papo de surfista cabeça-de-vento... mas também parece papo de alguém que mora e quer morar bem em Vitória, tipo eu...

levar seus problemas para outros lugares só piora sua situação. por enquanto, vou resolvendo os meus por aqui, limpando o mijo do cachorro que corre atrás do próprio rabo. vou mandá-lo pra rua para que a carrocinha o leve. tenho mais o que fazer.

Kalunga disse...

aliás, escrevi este texto por impulso...isso dá margem a más interpretações, mas prefiro assim mesmo.

caio disse...

Parece que VC não entendeu o meu comentário. E depende-se mais dos pais aqui por que? Qual a base pra essa afirmação? Rapaz, esse lance de CAPIXABISMO não existe. Nós somos um só PAÍS DE MERDA. O Brasil é uma imensa latrina, e a MERDA FEDE E SUJA EM QUALQUER ESTADO. Prefiro ficar NESTA merda aqui.

E reclamar pode ser produtivo pra caralho. Favor não confundir RECLAMAR com LAMENTAR E APORRINHAR. E vou continuar reclamando e reclamando e acho perfeitamente legítimo isto.

E ESSE CACHORRO TEM É QUE SE ENFIAR NO PRÓPRIO RABO!

E CHEGA!!!

Beijos na bundinha peluda.

Kalunga disse...

concordo: este cachorro tem é que se enfiar no próprio rabo. por isso, eu encaro este texto como um descarrego, pois já me afetei demais com este tipo de coisa.

Sobre "depender dos pais", eu falo com certeza absoluta: pelo menos na minha área profissional, este Estado é medíocre, não permite uma vida digna ou pelo menos algo mais consistente o que ficar ajudando os pais a pagar as contas de casa - mas nunca pagar suas prórpias contas, no seu próprio lar e por aí adiante. Qualquer merdica de nada que eu arrumasse em Sampa eu já tava me bancando. Eu voltei pelos motivos que vc, Caio já sabe e que eu não perciso expor publicamente na internet.

Kalunga disse...

e acho que vc relama pra caralho!

e não vejo demérito nisso, pois, no mínimo, isto o torna mais seletivo.

e eu só quero paz.

caio disse...

RECLAMAR RULEZ!!!

Kalunga disse...

Quero ouvir tuas reclamações hoje, no motorhead lá em casa, e depois na Lama, porra!

Anônimo disse...

gostei do teu texto, me faz lembrar de um periodo na minha vida q eu queria sumir de vitória...hj estou bem aqui, ainda tenho alguns planos de mudar por um tempo q vai me ajudar no trabalho...mas a vida aqui é boa...apesar de continuar achando tudo muito lento... beijos....feliz da vida heheheheh

nati disse...

adoro os ranca-rabos (opa, falávamos de cães e gatos?) de vocês:)

Kalunga disse...

É por aí, Isabelle!

Apesar dos pesares, eu amo esta porra de cidade, e faço questão de viver bem nela.

Nati, sem estes arran-ca-rabos nossa vida seria muito monótona, hehehehe

pegoretti disse...

Te achei, sua vaca! hehehe

Vitoria eh tao pequena que todos os blogs de capixabas devem estar inter-linkados.

Alias, como bom reclamao que sou: ESSA PORRA DESSE SISTEMA DE COMENTARIO EH UMA MERDA!
http://www.pegoretti.blogspot.com

Te+

nati disse...

o que houve com o post mais recente???????

Kalunga disse...

voltou!

Mentor disse...

eu me amarro em cid guerreiro, lembro-me quando ele tinha um programa na tv, eu não perdia um...

Kalunga disse...

Sai fora, Ferrugem!

Anônimo disse...

Meu querido ruminante!!
Nosso inconformismo e uma marola em meio ao mar da madiocridade conguistica.

( by Mrlips)

Kalunga disse...

eu tô querendo surfar algo mais que marolas...

e o inconformismo estava me matando. estou passando dessa pra melhor.

Kalunga disse...

caô sexo fudeno blá blá blá...

porrra no teto!

Anônimo disse...

tiu , me manda umas fotos dessa festa please ,, fukasboy@hotmail.com

Kalunga disse...

pois é...

Mas eu acho que esse lance do capixabismo é tão mais profundo do que eu mesmo postei aqui, que prefiro simplesmente fazer a minha parte bem feita, viver bem e não estar mais nem aí para este tipo de coisa. O post foi um desabafo e um descarrego com este tipo de coisa. Simplesmente não deixo mais me afetar!
***
Fuka: são as fotos da Vortex??? Em bem que tentei, mas a merda da minha conexão telefônica me fez ficar 2h:38min (é sério!) tentando anexar a bagaça e desisti, fui dormir! Mas vou dar um jeito de passar p/ o Rike e deixar que ele distribua para todo mundo.