domingo, abril 10, 2005

O Prazer Não se Perdeu


DJ Tati (SP)
Fotos by Kalunga


Desconfiança, apreensão, dor de cotovelo, má vontade até. Estes eram os sentimentos que afloravam em minha cabeça dias antes da fatídica sexta-feira, 8 de abril de 2005. A última rave em que eu tocara rolou em novembro de 2003, sendo que naquela época meu ceticismo com este tipo de festa atingira o pico máximo. Estava prestes a me mandar para São Paulo e cuspia fogo para todas as direções das quais me incomodavam. Na verdade eu havia encarnado um mala rabugento, isso sim! Pois bem, na sexta-feira última me despi de qualquer expectativa e deixei rolar. E foi foda – no bom sentido!

Os dois textos sobre “rave” que eu havia escrito semanas atrás não serão alterados por conta desta última experiência. Pude confirmar praticamente tudo o que havia criticado. Mas me surpreendi com o fato de a Vortex (este era o nome da festa) ter tido um caráter, digamos, mais roots, do tipo que era um evento onde quem estivera lá foi por que realmente gostava deste tipo de coisa e não somente pela badalação anfetaminada de sempre. Sim, o público ainda era maioral de malucos doidos de bala, mas haviam elementos ali que salvaram a bagaça toda. Um chill out, por exemplo.

Enquanto todas as festas rave do Estado só priorizam a chapação pura e doentia do dancefloor ininterrupto, a Vortex dedicou um belo espaço para que as pessoas pudessem relaxar ao som de músicas mais audíveis e passíveis de trocas de diálogos entre os presentes. E a porra do Rike ainda mandou rock and roll no recinto (dos tradicionais The Doors, Led Leppelin e Mutantes, aos conteporâneos Nação Zumbi e Placebo, tudo dentro do contexto) e que acabou provocando reações entusiasmadas de muita gente que ali estava – teve neguinho que ficou 90% de seu tempo ali. O Turco já havia feito algo semelhante (tocar rock and roll no chill out) há uns quatro anos atrás, e isto pode estar abrindo um ótimo precedente.

Não usei droga nenhuma, me mantive a noite toda de pé com seis cervejas no cérebro, mas em momento algum me senti mal ou deslocado no ambiente – como imaginaria que acontecesse. A decoração priorizou os velhos e tradicionais panos fluorescentes (nada das estruturas hi-tec de hoje) e o próprio visual do local escolhido: uma belíssima chácara em cima de um morro, muito arborizada e com vista para o mar. E, no amanhecer, o melhor da festa (na minha humilde opinião): a charmosa e gente finísssima paulistana Tati, que tocou quase três horas de uma perfeita mistura de progressive house/trance e electro que os tranceiros daqui nem imaginavam existir neste planeta. E eu anda tive o privilégio de tocar depois dela, sem a pressão de empurrar pela minha goela o manjado som bombadeiro de sempre.

Este texto não tem o intuito de fazer ninguém a esta altura do campeonato perder seus preconceitos (quase todos justificáveis) para com as raves. Eu simplesmente me surpreendi. E pude resgatar um tipo de prazer que julgava perdido dentro de mim. A festa não foi uma perfeição só, diga-se de passagem. Durante todo o resto do tempo a pista bombou o mesmo trance de sempre e a produção amargou com um considerável prejuízo – eu recebi metade do combinado, por exemplo. Mas, querem saber? Foi foda! Para mim, para meus velhos e novos (sim!) amigos que estiveram lá. E teria sido também para alguns amigos meus que não foram e que um dia já gostaram muito deste tipo de festa.
+Fotos:




37 comentários:

Kalunga disse...

Linda, gente fina, manda um som simplesmente maravilhoso...putz! Precisa de mais o quê???? hehehehehe...

Kalunga disse...

Melson: poste aí o link do teu blogg!

caio disse...

Primeiro comentário nada a ver: essa casa era, em 1986, um puteiro de luxo (casa de massagem); o nome era Thermas, e na véspera do início da Copa do Mundo de 1986 torrei minha grana pra comer uma puta de lá - sem camisinha. Fé rulez!

caio disse...

Ah, não, a casa de que falei é a da festa de sábado. Nessa aí não comi nenhuma puta sem camisinha, eheheheheh...

caio disse...

E fique calmo, já vou comentar o tema do post!

E seu prazer jamais se perderá comigo, Kalunga...

Mentor disse...

Porra kalunga: que fotos fodas; que dj linda; que lugar alucinante;

cara eu vi o Rike, nesse mesmo dia, agitando o rock Stonescover, na curva, panfletando um rock pro centenário e depois a foto dele em seu post, o cara tá mandando vê...Antimofo rula!!!!!

Velho, decodificar preconceitos é importantíssimo. E só para não deixAR BARATO, vc ainda vai tomar vários tapas desses. Não sei se vc sabe, mas vc é cheio de preconceitos...eheheheheheeh, eu sempre quiz jogar isso na sua cara...eheheheeheheheheeh...

Kalunga disse...

Falou e disse Mentor! O primeiro tapa eu já levei na última sexta/sábado, pois me julgava muito dono da verdade e totalmente cético para admitir vida inteligente neste meio que descrevi neste post. Quebrei a cara - mas esta "quebra" foi totalmente insignificante ao prazer que este rock me proporcionou. Quero mais!!! (tapas na cara e rocks deste nível)

***
Caio, então o tal puteiro de mil e uma histórias que vc já contou era ali, no lugar onde toquei no sábado à noite???? Bom, posso lhe garantir que havia um clima bem safado pairando no ar naquela ocasião. Só que eu não nadava naquela praia não!

Kalunga disse...

Caio, a julgar pelo nível de suas últimas palas que vc vem me impregnando via blogg, o rock de sábado iria cair como uma luva (de couro...) para vc!

Kalunga disse...

O Rike é o cara que mais trabalha pelo bom gosto e o alto nível da noite deste Estado. Aliás, o cara trabalha MUITO! Fico falando pra ele que uma hora ele cai duro no chão. E vcs acham que o cara reclama disso? Nem!!!

Anônimo disse...

Kaká...pirei!!! Gatinha esse neném! É nóizz pesado. Essa última foto não é o dj Fuka olhando pro lado? hehehe...abs.

Rizze

pegoretti disse...

Vaca, sua toupeira!

Eu preciso te passar algumas informacoes LOGO.
Manda esse maldito email pra mim agora, porra!

TE+

ps: Ja mandou?

Kalunga disse...

Nossa, é pecado dizer que a menina é bonita??? Clara, mesmo que a menina fosse feia, o som dela rceberia todos os meus elogios, pois eu garanto que procurei ficar isento à sua beleza em minha análise.

Gleidson, calma que vai rolar bomba. Estou, literalmente, preparando uma pauta. E, se possível, quando lhe enviar o questionário selecione umas fotos aí pra que eu ilustre o post, blz?

Bruninho, é só escrever o endereço no comment. E eu posto as fotos no www.photodump.com (vai lá e se cadastre) e puxo elas de lá pra cá no meu blogg, via comando de html

Rizze, é o Fuka sim, hehehehehe...

Anônimo disse...

Ai kalunga maneiro o texto e quanto a rave cara pra mim foi aquilo que falei no meu folg mesmo!
Foi foda! Gostei do som da Tathi e tudo mais! Cara depois que a gente saiu dali fomos pra casa de um tal de gordinho, junto com aquele carinha que desligou seu som emquanto vc tocava, lá rolou uma festa que parecia uma rave!!!! Foi irado mas o cara nao tinha o direito na minha opinião!
Mas como vc mesmo disse ai embaixo, os fãs estragam!
Abração meu velho e quinta é nois no gazz!

caio disse...

Também já disse isso, Mentor: o Vaca é um poço profundo de preconceitos. Admita, bastardo!

caio disse...

E não tenho preconceito algum para com esses rocks, basta que calhe de ir. Mas não vejo grande relação entre os hippies e a tchurma das raves, já que o hedonismo desta última pouco bate com o engajamento e com as propostas dos primeiros. Mas ficar em um rock até o amanhecer? Tô fora, nem fodendo. Dia é pra estar em minha caminha quentinha e dormindo, a quebradeira tem a noite toda pra acontecer. Não sei a razão disso, o rock pode ser fodão sem ter que obrigatoriamente rolar até o sol aparecer. Vão dormir, caralho!!!

Kalunga disse...

Caio, sai fora! E o que é mais preconceituoso do que tudo isso que vc disse? Nunca experimentou e já tira conclusõeS? Não vou ser eu quem vai tentar tirar estes preconceitos, pois este texto não foi escrito para isso. Simplesmente vá la e tire suas conclusões. Se não te calha, azar o seu. O último parágrafo do texto foi bem claro com relação a isso. E, a propósito, NUNCA eu disse que havia alguma relação direta entre raves brasileiras e o movimento hippie (veja o primeiro e o segundo parágrafos do post "rave on u II").
***
Thiago, relamente foi um fã que esteagou tudo naquela hora, hehehehehe...mas, na boa, acho que apenas a minha cara que fiz quando ele fez a merda deixou-o mal pelo resto da festa - o que não era nem de longe o meu objetivo. O figura entrou em paranóia, e tive que falar umas dez vezes que tava tudo tranüilo.

Mrlips disse...

kalunga tem um vaga pra jornalista ou algo semelhante aqui na radio, entre em contato!

Mrlips disse...

E serio porra!!

Anônimo disse...

karunga !! achei essa bagaça aki ,, maneiríssimas as fotos , ainda naum ví ninguém q faça umas fotos tão legais quanto as suas ,, até o pub c conseguia deixar iraado ,, tbm gostei demais da vortex como a muito tempo naum via uma festa ,, a ultima q me lembro foi a q tocou eu vc e rike lah em casa em nova almeida q bombou chill out d manhã .. show !! belas matérias, e parabéns pelo seu set mais uma vez ,, !

Kalunga disse...

Clara, eu realmente quero ver isso acontecer, hahahahahahaha!!! O lance é que a única rave de que eu sei que o Caio deve ter ido foi justamente uma caôzaça do Josh, em Guarapari. Logicamente a impressão foi das piores. Olha, eu boto fé nessa galera que organizou a Vortex, pois a parada seguiu um caminho diferente e muito mais agradável que o resto dos eventos do tipo. Se for para levar vcs, vou colocá-los em algo que imagino possuir um diferencial, ok?
***
Bruninho, não esquenta com isso não, pois todo mundo já apanhou nestas coisas.

Kalunga disse...

Fuka, olhao cara ái, hehehehehe!!!

Meu brother, a Vortex foi algo com mais consistência mesmo, tipo fez e participou ativamente quem realmente enxerga algo mais além da bombação de sempre.

A última rave que toquei foi uma na Barra do Jucu, "Electro Bullet" (bala elétrica, putz!), e foi meio esquema. Rolou até um porradeiro no final, com mulher rolando no chão e o escambau. Foi tragicômico, hehehehe.
as festas na tua casa em NA estão em outro nível. Bem antes de Ipnotyca e tudo já rolava umas festinhas iradas!!!

Kalunga disse...

Fuka: Eu, particularmente, prefiro festas assim: menos gente, mais troca de informação. Os grandes eventos têm que rolar, pois é só neles que rola a oporunidade de ver Live PA gringo. Mas os eventos mais selecionados (pala besta, eu sei) são os melhores, na minha opinião. Eu ainda curto trance pra caralho, mas os excessos da maioria da galera realmente me tiraram um tesão grande.

Já imaginou uma festinha na tua casa em Nova Almeida, rolando um progressivo no fim de tarde, putz! Estou curtindo mais esta onda...

caio disse...

AHAHAHAHAH, eu não sei o que é ficar num rock assim até o amanhecer? Quá! Eu disse, leiam de novo, que não quero MAIS fazer isso, e ponto.

Porra, e falem sério, olhem de novo: essa mina dj é barriguda e tem os peitos derrubados. Porra, a maior bagaça. Deve ter coisinhas bem melhores nessas raves, não?

caio disse...

"Porra, e falem sério, olhem de novo: essa mina dj é barriguda e tem os peitos derrubados. Porra, a maior bagaça. Deve ter coisinhas bem melhores nessas raves, não?"

Nossa, que comentário de boteco horrível, meu Deus! Mandei mal demais! Esqueçam isto, peloamordeDeus! Que baixaria danada! Apaguem tudo, por favor.

caio disse...

Putz, mandei muito mal! Fuckyourself, Caio!

Kalunga disse...

Já era Caio, a parada está para a posteridade, hahahahahahaha!!!

Caio, na boa, eu iria achar irado vc, Paulinho, Lemmy, Kalango, Mariquito, sei lá... todos numa rave maneira. Mas, sem desmerecimentos: tem que gostar de música eletrônica, tem que gostar mesmo que desperdiçar longos minutos numa pista de dança movida a beats digitais. Não forço a barra nunca com quem eu imagino (imagino... nunca se sabe!) que não vá curtir este tipo de coisa.

caio disse...

Pois bem, quando será a próxima rave? Vamos marcar esse "rock", porra!

Desafios rulez!!!

Anônimo disse...

cara, vc conseguiu descrever com palavras muito do q sentimos ali, toda akela adrenalina do lado de fora e akele relaxamento de dentro da casa, o lugar era simplesmente maravilhoso, perfeito! e a galera tava 10!!

bjus*******

Kalunga disse...

Maressa! A festa foi foda. putz, é tanta gente comentando isso que...ah, deixa pra lá! bjs!

Caio: só boto vcs numa festa que valha à pena, tipo esta aí. por enquanto, acho que só vai rolar outra em junho.

caio disse...

Ok.

nati disse...

a dj é bonitinha, sim, mas a música acho que não me animaria muito...

ei, vaca. saudades de ti. :õ)

Kalunga disse...

Pô Nati, nem falo! Rock and roll urgente!

Anônimo disse...

Quer dizer que a Tati "quebrou o barraco" dos baleiros??? HAHAHAHA!!! Toma baleiro!!!

Anônimo disse...

AHê Rique, sem querer sacanear... Mas você está sósia do bacalhau naquela foto, heim??? Achei que fosse ele!!! HAHHAHAHA, se fudeu!!!

))))))))))))))))))))))))))))))))))

Caio, onde é que vc já viu um "hippie engajado"??? menos, menos, por favor...

Kalunga disse...

dá-lhe bigodadas!!!

caio disse...

Tourco, posso provar o que disse... Esqueçam os clichês.

nati disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHAHAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH|W*()EUq4723 -34*&(*6*(&Ä(*&¨(A&*tyuiayhauidhdajkhnalskjfgh87¨*ATÖTED978693478269847yrhiuyhwdouih0&*( |E¨(W&*¨9qE8796QE896qe ¬t7G