terça-feira, abril 19, 2005

Pistas para o Espaço – Parte II


Clube Centenário em dia de evento da Antimofo
Foto by Kalunga

*Para compreender melhor este texto, é melhor ler a parte I primeiro

O maior erro de alguns sonhadores locais é o de tentar levar “projetos alternativos” para casas já estabelecidas com o público de mais grana - leia-se playboys e patricinhas (categorizações estas que não deixam de ser preconceituosas, admito). Deixem essa gente em paz naqueles lugares! Trata-se de um segmento de público que só quer mesmo é flertar e dançar ao som de hits manjados. Só emitem alguma opinião sobre a programação musical quando esta é corrompida - e eles estão certos! Eu mesmo já tive uma péssima experiência na Blow Up, em 2003, com o projeto “Moove – Música Em Evolução”, junto com o DJ Tourco e os cantores Tamy e J3. Espantamos boa parte do público habitué dos sábados, sendo que os poucos que ficaram só perguntavam sobre “quando é que esta merda de som vai acabar?”. Não dá para juntar feijoada com sushi. Foi um erro primário e que vejo acontecer semelhante até hoje.

Tudo bem, vamos lá: existem duas casas que poderiam ceder espaço para programações alternativas e que inclusive já acenaram com tal possibilidade. Do BarrAcústico, local ideal para shows com bandas, não conheço ninguém que organizou algo por lá e que não tenha reclamado da absoluta falta de retorno financeiro na hora de tratar deste assunto com o dono do estabelecimento. Sim, precisamos de grana para viver, porra! O que não dá é para lotar o recinto às suas custas e não ver dindim algum rolando na tua mão. É sério, não rola nada de grana e ainda desligam o som cedo, mesmo com bastante gente dançando! Já a recente Move surgiu com o objetivo de apostar exclusivamente em “música eletrônica”. Atrações do porte dos top DJs Marky e Mau Mau - que já se apresentaram no local - não deixariam dúvidas disso. Mas o público habitual da casa parece não ter interesse em ouvir techno ou house de qualidade, por exemplo. Me pareceu o mesmo tipo de público que freqüenta a Blow Up e a Wall Street – ou seja, consumidor de hits de FM. E a Move ainda deixou claro no último show do Zémaria Redux que tem problemas com “o público GLS”. Muito estranho, pois tal faixa de público possui inegável contribuição para a consolidação da música eletrônica no Brasil.

Se bem que tem gente meio sem noção e que gosta de dar tiro no pé. Vejam o caso da recém inaugurada Vitória Diesel. Já saiu divulgado que se trata de uma “casa GLS”. Num território de ampla mentalidade provinciana (até quando, meu deus?), assumir tal rótulo é associar a casa a shows de strip tease, go-go boys e coisas do tipo – nada diferente de um puteiro tipo Playman, mas que por ser “GLS” provoca paúra nos carolas de plantão de nossa ilha. Na boa, esse papo cansa! Para quem eu estou dizendo isso? Será que alguém aqui do Estado realmente se importa com isso tudo que escrevi? Ou será que neguinho se conforma mesmo com o que rola no momento? Querem saber? Se um dia ganhar na loteria, vou pegar o local do Camburi Vídeo (Rua do Canal, Jardim da Penha, para quem não sabe) e transformá-lo numa puta casa de rock alternativo, blues, dub e música eletrônica, chapar a estrutura lá dentro e curtir isso tudo durante todos os dias da semana com quem quiser compartilhar disso comigo, com wisky e cerveja gelada de grátis para todo mundo. Nossa! Eu morreria cedo assim! Como trata-se de uma suposição quase impossível (vai que eu ganho mesmo na loteria? Vai saber...), vou logo avisando que viverei ainda por muitas décadas. E continuarei pelando o saco de quem eu acho que merece!

21 comentários:

caio disse...

Porra, vc vai viver muito ainda? Putz...

E se eu levasse uma loteria, bem, compraria o tal lugar e o incendiaria. Que merda!!!

E peraí, o pelador de sacos não sou eu?

Volto depois.

Kalunga disse...

Caio, eu compraria o lugar, deixaria-o alucinante... e barraria tua entrada, hahahahahahahahaha!!!

Eu vou viver muito ainda!!!

*Stones Cover teria lugar, palco, som e bebida decentes no "meu" clube, seu velho!

Anônimo disse...

Caraca Kalunga! Disse tudo!

Concornedo como tudo, sem tirar nada.

Curti todos os lugares q vc falou e fico triste em saber q se acabaram...

To a disposição d ajudar os nossos paulistanos Rick e Dessa! Eles são super batalhadores e coloca batalhadores nisso.

bjocas flavinha

Kalunga disse...

enfim, uma opinião.

caio disse...

Bem, isso quer dizer que não dei uma opinião? Bem, entrei aqui pra complementar o comentário passado, pois disse que logo voltaria, mas deixa pra lá, a Flavinha já deu uma OPINIÃO.

Meu Deus...

Kalunga disse...

Caio, às vezes eu acho que tua diversão é pegar no meu pé aqui.

beleza!

acho que levo a séio demais esta merda toda.

caio disse...

Quero pegar o teu pé e todo o resto, gostosão. Gôtoso!

Kalunga disse...

putaquepariu! a esta altura do campeonado eu ainda recebo uma pala destas!!!

só não me jogo pela janela agora porque estou no segundo andar, e só conseguiria quebrar um pé e olhe lá!

Mentor disse...

ISSO AKI TÁ MEIÓ QUI A NOVELA AMERICA...

QUOÉ KALUNGA????

"NÃO SE DESISPER, MANERE. cONHEÇA A BARRA NA MARRA!!!!" (ahaha, isso é Walter Franco)

Mrlips disse...

Vaca imagine aqui, que a noite se resume a nada ou melhor a beber até morrer.
A falta de opções é tão grande que tomar todas nos botecos ta criando ares de movimento cultural.

Mrlips disse...

E se ganhar na loteria contrato o Pangare pra ser meu "personal Stilist".


hehehehehe \s/

Kalunga disse...

Bicho, só vcs mesmo para me fazerem rir!!!


hehehehehehehehe...

Caio então vai ser disputado, pois também o vou contratar como "personal stylist" para o clube que montar quando ganhar na loteria!

Mentor: AMÉRICA??? Caralho, depois dessa mentorada (o pior é que eu acho que vc tava falando sério!), eu vou tomar vergonha na cara, hahahahahahahaha!!!

Kalunga disse...

Se eu ouvir Walter Franco (o disco da "mosca") agora, vou virar o Unabomber!

nati disse...

bicho, nunca morei em vitória e só de ir aí de vez em quando, vou te dizer: esse lugar me cansa. tudo bem, gosto da cidade, tenho amigos e tal, mas parece que quase todo mundo tem uma cabeça estranha e uma mania de querer ser o que não é, todo mundo entende de tudo e as pessoas são alternativas. ok, não é todo mundo. ok, aqui no rio é a mesma bosta. deve ser por isso que eu tou essa velha que num faz quase porra nenhuma de noitada mais por aqui.
e pra te falar a verdade, eu achava o pub quente, fedorento e abafado. mesmo assim, achava bom aquilo ali estar rolando (e nunca, nunca falava mal dele, só falava bem) e fiquei feliz da primeira vez que eu fui lá porque as pessoas pareciam levar o lance da diversidade sexual melhor (hahaha, que eufemismo...). lembro que pensei: que foda, os gays de vitória não estão mais só nos guetos...
o centenário eu também acho meio sem gracinha, mas é bom que tenha.
às vezes eu fico pensando que esse papo de "devia haver mais festas rock em vitória" talvez seja meio ingênuo, que talvez a gente goste de rock e queira que um bando de gente que gosta freqüente as festas, o suficiente pra lotar uma casa. mas a questão é: não é tanta ingenuidade assim, não é? tem gente, muita. mesmo que sejam as meninas de franjinha e os meninos ultra-maquiados (não tenho muita coisa contra eles, acho bonitinhos e assépticos. enfim, também me cansam). abraço.

nati disse...

tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo.

Kalunga disse...

Nati, me aguarde até o final desta semana para comentar melhor o teu comment, pois estou acessando de outro lugar...

Kalunga disse...

Nati:

teu comentário foi perfeito!

tudo parece ruim, mas é melhor do que nada, certo? Ou não!

povinho posudo que adora fazer média de alternativo, não?

Eu imagino que em qualquer lugar role isso - em Sampa rola! Mas é apenas mais alguma coisa dentre várias rolando.

Aqui tem garotinha de franjinha (hahahahaha...essa foi ótima tua!) se beijando na pista de dança mais por fazer pose do que por gostar realmente daquilo! Eu sei, isso rola (esta imaturidade irritante) em qualquer lugar, mas aqui rola isso e as pessoas compram como ousadia...

Putz!

Eu estou longe de ser um porco chauvinista, PORRA! Mas critico sim até as tais minorias daqui. Aliás, as tais minorias deveriam sim é agir com menos pose e serem menos .... minorias!

Kalunga disse...

Esta mania de querer ser o que não é é um sintoma grave desta ilha, mas por isso mesmo desprezível!

Eu admiro a naturalidade de cada um. Fato raro por aqui...

Na boa: o lance é nos divertirmos conosco, com as pessoas que gostamos entre si. Pala Lair Ribeiro pra caralho, hahahahahahahahaha!!!

É sério: quando rola empatia verdadeira, não te mais pra ninguém, PORRA!

O resto é pose ou politicagem.

Kalunga disse...

politigagem da qual eu não estou excluído....

é...

minhas considerações são para poucos! mas estes poucos são muitos!

tô bêbado mas consciente, PORRA!

Kalunga disse...

Nati, me seqüestre ou baixe por aqui!!!!!

clublinker disse...

humm.........só pra reforçar e pra quem quer esquecer um pouco estas avarias do cotidiano capixaba e (re)lembrar de um lugarzinho que foi muito legal e especial por aqui em Vitoria, no antigo pub455 (que agora é uma pizzaria), láa nos fundinhos passando por toda a pizzaria (dentro)TUTITUTI pizzaria vc vai achar uma pontinha nos fundos de frente pro canal dede vitoria que parou no tempo. toda quarta está rolando um happy hour com bohemia a 2,80$!! (Tinha que citar isto!) e musica eletronica com uma pitada de alternative rock das 18:00 em diante pra sentar conversar e ouvir uma musica agadavel e descançar a mente de formadores de opiniao...rs. q coisa me add para maiores detalhes que terei prazer em falar mais sobre e deixar uma sala aberta pra galera ir socializando para o dia.. :) dinalli@msn.com