segunda-feira, março 06, 2006

Discos da Semana

tNão saem do meu cd-player!

Revolting Cocks – “Cooked & Loaded”: Al Jourgensen (Ministry) revive seu mais célebre projeto paralelo, que reunia quem estivesse passando perto do estúdio na hora, fosse um roadie ou o cão vira-lata que mijara no pé de alguém na rua. Da mistura de industrialismos bate-estaca com baixo funky-disco e letras absurdas perpetradas deste o primeiro disco (“Big Sexy Land” – 1985), somente duas faixas do novo álbum lembram esta fase: “Fire Engine” (um rockabilly alucinado, com Billy Gibbons, do ZZ Top, arrasando no solo) e “Ten Millions Way To Die” (clima de cabaré, metais safados, zoeira no refrão). O resto do material soa como uma fusão de todos os outros projetos paralelos de Jourgensen (Pailhead, Lard, PTP, etc.). Jello Biafra (Dead Kennedys) e Phil Owen (Skatenigs), sumidos, dão as caras em faixas que lembram demais suas antigas bandas. Em alguns momentos, parece que foi reunida uma turma que não tem vez mais no cenário musical. Se isso resultou em música ruim? Nem pensar! O RevCo ficou mais pesado e perdeu aquele pique dançante-sacana de antes, mas existem algumas faixas matadoras(climas pós-punk e de rock de arena pipocam por todos os lados), fazendo deste disco uma salada musical mais original do que o Ministry atual.


Antix – “Twin Coast Discovery”: Enquanto o psytrance chafurda na auto-indulgência popularesca, com suas synth lines estilo chacota, o tal do progressive trance segue firme, forte e inovador, fundindo-se com outros gêneros (house, tribal, ambient, electro) e renovando o trance como um todo. O nível de qualidade do material do Antix é impressionante! Se “Lull” (2003) poderia ser considerada uma obra-prima, com seu som gélido, minimalista e original, este “Twin Coast Discovery” é um passo adiante na autofagia. Sim, porque sua música se tornou ainda mais intimista, com climas e batidas retas sugerindo um universo tão particular, que fica difícil incluir suas faixas num set “normal” de progressive trance. Seria melhor tocar o disco inteiro ou esperar que mais gente siga os passos do Antix e crie um novo sub-gênero no progressive trance!


The Freestylers – Raw As Fuck!: Este trio britânico surgiu na segunda metade da década de noventa revivendo o electro oitentista (Grandmaster Flash, Kraftwerk, etc.), com suas batidas gordas (que foram a matriz do funk carioca) e climas robóticos, atualizando-o com breakbeats modernos, ragga, dub e o que mais estivesse na crista da onda. Sem sacanagem, o clima da música destes caras faz neguinho abrir rodas de break no meio da pista, ao mesmo tempo em que alucina a mente no transe hipnótico. Com “Raw As Fuck”, eles assumem a linha de frente do breakbeat mundial, fazendo a alegria de b-boys e clubbers (tribos que, aparentemente não têm nada a ver entre si) que gostam de boa música.
*Eu já conhecia este som, mas estava por fora do que havia de novo. Quem me deu esta dica foi o Marcel, do Zémaria. Cara, discão, viu? Valeu!

14 comentários:

Alcio disse...

Rapaz, não consigo parar de ouvir o Living Things, banda de nouveu rock e tal... daquelas bem genéricas, mas que, por algum motivo, caíram num dia bom aqui no meu winamp. Testa lá para ver se curtes também.
Abração!

Kalunga disse...

Dica anotada, Álcio!

Agora que estou de volta ao mundo virtual, vou baixar tudo o que puder!

A propósito, o Ministry novo vai vir como uma paródia ao "Rio Grand Mud", do ZZ Top: "Rio Grand Blood". Eu sabia que uma hora estes caras iriam trabalhar juntos...

Anônimo disse...

Fala ae Kalunga, ta lembrado de mim? Como vc disse aquele dia na curva, "o carinha que ficou la na caverna vendo vcs montarem os equipoamentos e pedindo dicas."
To postando na mais atual pra vc conseguir ler.
Po, seu blog ta maneiro, gostei de ver. Num vo mentir em falar que discordei de algumas coisas não, mas opinião é de cada um, respeito a sua... sem treta...
Uma hora dessas ae nos vemos la na curva ou na caverna de novo e trocamos uma ideia mais irada.
PAZ irmão!

Kalunga disse...

Massa tua presença!

RApaz, se discordar de algo, pode falar, pois meu blogg é espaço para debates também.

Apareça sempre!

No mais, estamos aí para torcarmos idéias sempre, com certeza!

Abração!!!

val bonna 665 >> 667 disse...

kalunga, já ouviu o "Midi Style" do GENARAL MIDI? de agora de 1995, breakbeat dos bons. cata logo.

Kalunga disse...

Bonna, este disco tá lá no meu case, fritando a galera sempre nas quintas-feiras da Curva, hehewhehehehe...

val bonna 665 >> 667 disse...

q bom! hehhe. agora q eu vi... não é de 1995 tmb, é de 2005. mas valeu!

Anônimo disse...

Cara............. O que é o Twin Coast Discovery???????????? PROG DE PRIMA!!!!!!!!!!!! Esse aí já está na seleção de clássicos de todos os tempos...

O próximo da lista de audições é o Ticon novo... vamos ver!!!!!!!

Valeu Kalunga!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A TÁ NÉ QUEM TE DEU ESSE DISCO FOI O MARCEL DO ZÉ MARIA NÉ
FALA SERIO KALUGA

QUEM TE PASOU PRIMEIRO FOOI EU CRISTIANO OU NÃO.

Kalunga disse...

Olha, quem me passou a dica DESTE ÁLBUM foi o Marcel sim.

Cristiano, vc me DEU o cd MIXADO dos Freestylers. Que, por sinal, é DESTRUIDOR!

Não confunda as coisas, meu amigo!

Abração!

Kalunga disse...

Turco, o Ticon é foda! Tá bem electro, por incrível que pareça. E o "Twin..." é um clássico, único, por sínal!

Kalunga disse...

De qualquer forma, o disco mixado dos Freestylers contém três faixas do "Raw As Fuck" em versões remix, MUITO melhores que as originais. Cristiano, desculpe se vc se sentiu ofendido por não ter recebido "créditos", mas o disco que vc gravou p/ mim não tinha o nome das faixas.

Não seja por isso, pois teus CDs (teve aquele de MP3) são top de linha nos meus set lists de breaks.

E pára de frescura e vai ajeitando teu set, pois queremos ver vc mandar seu tech-house no dia 6 ou 13 de abril. O que vc acha?

*Antes disso tem os seguintes convidados nesta quinta: Mazzo e Zogaib (noite de house)
30/03 - Buteri (noite de breaks)
e depois ainda vai ter a noite de electro c/ Josh.

Anônimo disse...

Vamo ouvir o Revolting Cocks e ficar bêbado porra!

Kalunga disse...

Quando? Onde? Quem???